Medieval Legends 2013
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Igreja Católica Apostólica Romana

Ir em baixo 
AutorMensagem
Administração do Jogo
Administrador
Administrador
avatar

Data de inscrição : 15/05/2013
Mensagens : 63

MensagemAssunto: Igreja Católica Apostólica Romana   Ter Jun 25, 2013 11:01 pm

Cristograma

Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitos terrenos (poder econômico), influenciava nas decisões políticas dos reinos (poder político), interferia na elaboração das leis (poder jurídico) e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade (poder social). 

Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas (verdades incontestáveis). Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica). A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja. 

Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.

Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres. 

A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório (papa entre os anos de 590 e 604) criou o canto gregoriano. Era uma outra forma de transmitir as informações e conhecimentos religiosos através de um instrumento simples e interessante: a música.

HIERARQUIA

PAPA - Papa (possivelmente provém do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas, uma palavra carinhosa para pai) é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica. É a autoridade máxima e santa da Igreja.

CARDEAL - Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. Eles são considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja". A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa.

ARCEBISPO - Um Arcebispo (Do grego αρχεπίσκοπος, archepiskopos: arche > primero, e epi-skopos > supervisor) é um bispo católico que, normalmente, está à frente de uma arquidiocese.

BISPO - No conceito católico os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese ou prelazia).

PÁROCO/PADRE - Ele realiza os serviços religiosos (como rezar missa) da sua igreja matriz, mas também administra as outras capelas que estão na área da sua paróquia. O vigário é uma espécie de vice do pároco, que pode substituir o padre titular na ausência deste.

DIÁCONO - Na Igreja Católica possui o primeiro grau da Sacramento da Ordem, sendo ordenado não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. É um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - que levam à carreira clerical.

LEIGOS - Assim são chamados os fiéis, que não possuem conhecimento litúrgico ou teológico, muito menos sacerdotal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://medievallegends.forumeiros.com
 
Igreja Católica Apostólica Romana
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Oratorium Militaris
» T03E01 - A posse e a retribuição
» ♠ Local Público Oficial ♠ Praia de Luais
» Templo de Ashur (Loja Maçônica de Nova York)
» Catálogo de Itens

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Medieval Legends :: FACÇÕES DO JOGO :: FACÇÕES DO JOGO :: REINO UNIDO-
Ir para: